O ONU Jr.

O ONU Jr. teve sua primeira edição em 2003 e vêm crescendo com o passar dos anos, sendo uma simulação de importância nacional dedicada à estudantes do Ensino Médio. Em 2009 o modelo foi reconhecido pelas Nações Unidas e atualmente é realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói.

O que são Modelos?

Os modelos das Nações Unidas são, em resumo, simulações de conferências internacionais nas quais os estudantes, chamados delegados, negociam e debatem com os outros participantes, assuntos de alguma relevância para a política, economia ou sociedade do país que representam. Basicamente os jovens atuam como diplomatas e Chefes de Estado. O ambiente é formal e segue regras de conduta que são apresentadas no primeiro dia de evento.

Quem pode participar?

Podem delegar jovens regularmente matriculados no Ensino Médio. Alunos no Ensino Superior são bem-vindos na organização do Modelo, tanto na parte acadêmica quanto na administrativa. Ao final do evento, o ONU Jr. emite certificados de participação, válidos como “Atividades Complementares” em diversas instituições de Ensino Superior.

Objetivos

Os objetivos do ONU Jr. são: Promoção do Desenvolvimento Acadêmico, desenvolvimento de Habilidades Individuais e contribuição para a Integração Social de jovens e adolescentes.



O que são projetos de integração e por que eles são necessários?

Muito se fala atualmente sobre a situação da Educação Pública no Brasil. A grande insatisfação dos estudantes e profissionais da educação ficou ainda mais clara com a recente onda de Movimentos de Ocupação e com os Movimentos de Greve, iniciados em contrapartida às inúmeras medidas tomadas arbitrariamente pelo governo que em nada melhoram a situação dos centros de ensino. Tais movimentos têm apresentado desde pautas políticas gerais até pautas mais específicas, como a melhoria da estrutura das escolas e o passe livre estudantil. Isso porque a grande maioria dos alunos não possuem condições de frequentar centros culturais e atividades de educação não-formal fora da escola, seja por não terem como pagar a entrada, seja por não terem como pagar seu deslocamento até esses locais. Essa situação fica ainda mais grave quando tratamos de Pessoas com Deficiência, pois muitas, além de estarem em situação de vulnerabilidade social, ainda se deparam com ambientes pouco, ou nada, adaptados às suas necessidades. Desse modo, os alunos da Rede Pública, bem como as PcD, são mantidos à margem dos eventos e aparatos culturais, enquanto os demais dispõem ampla e livremente desses locais. Os Modelos de Simulação não fogem a essa -infeliz- realidade social. Ciente disso, o ONU Jr. vem tentando reduzir esses efeitos entre seus participantes e, para isso, instituiu dois projetos: o Projeto de Escola Pública (PEP) e o Projeto de Inclusão Social (PIS).

Projeto de Integração Social (PIS)

O Projeto de Inclusão Social terá uma novidade a partir de 2017. Além do já firmado compromisso do ONU Jr. em disponibilizar dez vagas (além das do PEP) a serem preenchidas por alunos e alunas de escolas públicas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o PIS agora passa a se estender a Pessoas com Deficiência (PcD), destinando a estas, cinco vagas. Enquanto os alunos do ramo socioeconômico terão direito a gratuidade nas inscrições (com festas incluídas), total financiamento de roupas, calçados, alimentação e transporte, os alunos que se enquadram em PcD poderão contar com todas as adaptações necessárias para maximizar sua experiência no evento. Estes estudantes poderão solicitar cadeira de rodas (adaptada a seu peso e altura), intérprete de LIBRAS, mediador e/ou documentos com letra-contraste adaptados. Além disso, ambos os grupos receberão instrução e treinamento prévios sobre o funcionamento, regras e temas dos comitês.

Importante: Os alunos poderão se enquadrar em UMA ou EM AMBAS as categorias do PIS, além de poder fazer parte, ao mesmo tempo, do PEP e da categoria de Pessoa com Deficiência, do PIS.

Projeto Escola Pública (PEP)

O Projeto de Escola Pública destina dez vagas para estudantes com matrícula ativa no Ensino Médio de qualquer instituição pública de ensino. Esses alunos e alunas, escolhidos sem distinção de gênero, raça ou idade, terão seu custo de inscrição totalmente cobertos pela organização do XV ONU Jr. e poderão desfrutar amplamente desse que é um dos maiores Modelos de Simulação do país.

Vale ressaltar que o ONU Jr. preza pela pluralidade de seus delegados e delegadas e não admitirá -nem por parte da Organização, nem por parte das delegações- quaisquer atitudes racistas, machistas, LGBTfóbicas ou preconceituosas de nenhum tipo, cabendo expulsão imediata do modelo sem devolução do dinheiro ou certificado de participação.

  • Credenciamento

  • Cerimônia de Abertura

  • Revisão de Regras

  • Almoço

  • Primeira Sessão

  • Coffee Break

  • Segunda Sessão

  • Feira Vocacional

  • Terceira Sessão

  • Almoço

  • Quarta Sessão

  • Coffee Break

  • Quinta Sessão

  • Festa Temática

  • Sexta Sessão

  • Almoço

  • Sétima Sessão

  • Coffee Break

  • Oitava Sessão

  • Nona Sessão

  • Almoço

  • Cerimônia de Encerramento

Feira de Carreiras

Os próprios diretores acadêmicos do projeto irão ajudar os estudantes a obterem a melhor orientação sobre os Cursos Superiores nos quais pretendem ingressar. As faculdades de Administração, Biologia, Comunicação, Cinema, Direito, Economia, Jornalismo, Relações Internacionais e Turismo são algumas que já estão na pauta das atenções. Traga suas dúvidas e tentaremos ajudar.

Festa Temática

A nossa tradicional festa temática promete surpreender os delegados na XV edição do ONU Jr. Apesar de todo o mistério até as proximidades do evento, podemos afirmar duas informações: Ela será realizada no dia 13/10 e a entrada já está inclusa no passaporte comum (com ou sem transporte).

Transporte do OnuJr

Todo ano o ONU Jr. disponibiliza uma inscrição especial que contém transporte, significando que haverá um ônibus ou van disponível para diversas áreas do Rio de Janeiro com o objetivo de integrar e facilitar o acesso dos delegados ao evento.

O ONU Jr. diponibilizará transportes para a Zona Oeste, Zona Sul e Zona Norte buscando atender todos os pontos de convergência para melhor suportar a maioria dos delegados. São escolhidos pontos específicos para a ida e volta do evento e, mais próxima a data do ONU Jr., serão divulgados os locais selecionados.

Zona Norte:



7:00 – 1ª Parada:
Shopping Nova América
Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, 126, Del Castilho.

7:30 – 2ª Parada:
Praça Edmundo Rêgo
Avenida Engenheiro Richard com Rua Mearim, Grajaú.

7:40 – 3ª Parada:
Boulevard Rio Shopping, antigo Shopping Iguatemi
Entrada da Teodoro da Silva, 619, Andaraí.

7:55 – 4ª Parada:
Estação Sãens Peña em frente a UPA
Rua Conde de Bonfim, 289 – Tijuca.



Zona Oeste:



6:50 - 1ª Parada:
Posto Petrobras em Frente ao Condomínio Interlagos de Itaúna
Av. das Américas, próximo ao 10.500, Sentido Campo Grande, Barra da Tijuca.

7:05 – 2ª Parada:
Posto de Gasolina do Beco do Alemão
Av. das Américas, 1600, Sentido Recreio, Barra da Tijuca.

7:15 – 3ª Parada:
Posto Ipiranga Freeway (Freeway/ Casa Show, na Av. das Américas)
Avenida das Américas, 2000 - Barra da Tijuca.

7:25 – 4ª Parada:
Shopping New York Avenida das Américas, 5000, Barra da Tijuca.

7:35 – 5ª Parada:
Barra Music Avenida Ayrton Senna, 5850, Jacarepaguá.

8:00 – 6ª Parada:
Posto Shell, ao lado da Amoedo
R. Cândido Benício, 3530, Praça Seca



Zona Sul:


7h – 1ª Parada:
PUC
Rua Marquês de São Vicente - Gávea

7:20h – 2ª Parada:
Shopping Leblon
Av. Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon.

7:30 – 3ª Parada:
Copacabana
Estação de metrô Siqueira Campos.

7:40 – 4ª Parada:
Shopping Rio Sul
Rua Lauro Müller, 116, Botafogo.

7:50 – 5ª Parada:
Botafogo Praia Shopping
Praia de Botafogo, 400, Botafogo.

O OnuJr acontecerá na Universidade Federal Fluminense no Campus Gragoatá